As escolas da rede municipal de ensino tem recebido, nesta semana, novos mobiliários para as salas de aula e administrativa. Todas as 80 instituições devem ser contempladas pela ação da Secretaria municipal de Educação. Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, desde 2020, já foram investidos quase R$ 5 milhões em mais de 25 mil novos itens.
Na manhã desta quinta-feira, foi a vez da E.M.E.F Maria de Lourdes Ramos Castro, no Loteamento Leonel Brizola, receber novas mesas e cadeiras para salas de aulas e administrativas. A escola já havia sido contemplada, no início do ano letivo, com mesas sextavadas (na foto) para uso de alunos do Ensino Infantil. A substituição das antigas mesas e cadeiras pelas novas, com tamanho e formato adequado para as crianças pequenas, facilitou também o trabalho pedagógico da escola.
Atualmente, a E.M.E.F. Maria de Lourdes Ramos Castro atende 600 estudantes a partir dos dois anos, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para a diretora Silvana Costa Beber Guerino, 58 anos, o novo mobiliário é motivo de festa.– Como gestora, o que mais quero é que a escola tenha um espaço adequado, colorido e que atraia o estudante, para que realmente ocorra o processo de aprendizado. Recebemos com entusiasmo essa iniciativa da prefeitura em qualificar os espaços escolares, porque também dá condições melhores para os professores desenvolverem seus trabalho – acrescenta Silvana.
Foto: Marcelo Oliveira
O prefeito Jorge Pozzobom esteve presente na escola durante a entrega dos móveis. Segundo ele, a educação é uma prioridade e os gastos na área devem ser considerados investimento. Os materiais antigos, que foram substituídos, são levados para um depósito. A ideia da prefeitura é que sejam reaproveitados por cooperativas de reciclagem da cidade. – Já trocamos mais de 90% das classes e cadeiras de todas as escolas da rede municipal. É importante esse material novo, porque isso faz parte da qualidade da educação. Quando trazemos essas classes, a gente traz dignidade também – diz o prefeito.
A estudante do Ensino Fundamental Rafaela Silva Goulart, 10 anos, diz que ela e os colegas ficaram muito animados com a chegada dos móveis novinhos:– É muito bom ter mesas e cadeiras novas. É importante também que todos os alunos cuidem para não riscar e estragar as coisas.
Ainda para esta quinta-feira estão previstas entregas de novos móveis para a E.M.E.F. Lívia Menna Barreto, em Camobi. As escolas da rede municipal de ensino recebem os mobiliários desde janeiro, mesmo quando as instituições estavam fechadas no período de férias.
Leia também:
Cuidado e acolhimento à comunidade escolar: serviços de escuta são oferecidos gratuitamente pela prefeituraPrefeitura destina R$ 500 mil para suplementar merenda escolar de Santa MariaViolência que ameaça escolas: silenciamento ou negligência?
AQUISIÇÕES
As verbas utilizadas no investimento dos mobiliários são de recursos próprios, pela Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e de Salário-Educação. Cada uma das 80 instituições de ensino da rede municipal de ensino passaram uma lista para a secretaria de educação com o quantitativo e quais mobiliários precisam e, com base nestes dados, foram feitos os pedidos de compras. Até junho, já foram adquiridos cerca de 1,6 mil conjuntos de classes e cadeiras para estudantes, e 50 conjuntos de mesas sextavadas para a Educação Infantil. Além disso, o investimento também prevê mesas e cadeiras para professores e armários, que totalizam mais de 2 mil itens. Os itens ficam armazenados no Almoxarifado da prefeitura, são patrimoniados e encaminhados às escolas. Entre os mobiliários novos repassados para as escolas estão classes, cadeiras, armários, mesas para o setor administrativo e para os professores, arquivos, quadros brancos, mesas sextavadas, mesas e cadeiras para a Educação Infantil, entre outros. Segundo a prefeitura, todas as 80 escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria receberão o quantitativo solicitado.
* com informações da prefeitura
Leia todas as notícias